Ir para o conteúdo
Cultura

Missão Japão

Conteúdos

01 de junho 2023

         Em julho deste ano ocorreu uma importante ação da Aliança Brasileira da Construção Modular, a qual proporcionou aos seus membros a oportunidade de participar de uma missão de benchmarking para o Japão, a “ZEMCH (Zero Energy Mass Custom Home) Mission to Japan 2023”, liderada pelo Prof. Dr. Masa Noguchi.

         A delegação brasileira contou com 22 profissionais, representando 7 empresas (CMC Modular, Espaço Smart, Kata Offsite, MRV, Saint-Gobain, Tecnoframe e Tecverde) e 3 universidades (USP, UFRJ, UFRGS) participantes da ABC Modular, além de integrantes da Universidade de Melbourne da Austrália.

        A construção modular no Japão surgiu inicialmente como uma resposta à necessidade de reconstrução do país diante da Segunda Guerra Mundial. Neste contexto emergiram as principais "fabricantes de casas" do país, que até hoje lideram o mercado e se mantém relevantes por meio de um contínuo aprimoramento de seus produtos e processos, suportado por fortes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento.

       Tendo vista a riqueza desta jornada de evolução da construção modular japonesa ao longo de mais de meio século, a missão ZEMCH 2023 foi cuidadosamente orquestrada para permitir aos seus participantes uma experiência múltipla, bebendo na fonte do estado da arte da construção modular em vários aspectos.

       No âmbito de produção, foram realizadas visitas em instalações fabris de empresas líderes de mercado como a Misawa Homes e Sekisui House. Além de presenciar um elevado nível de automação, foi também possível ver na prática as reconhecidas filosofias orientais de produção enxuta colocadas à prova na construção modular de habitações. Ainda foi possível verificar como os sistemas de produção destas empresas convergem com uma inteligência de modularização e plataformas de produto, para alcançar eficiência operacional neste desafiador contexto de customização em massa.

        Customização essa que foi um aspecto muito explorado durante a missão principalmente sob a ótica da experiência do cliente. Esta experiência foi vivenciada pelos participantes em visitas guiadas através de diferentes estágios da jornada do cliente, que abordam desde experimentos em escala real para demonstrações sensoriais de performance dos elementos construtivos, passando pela visitação de "condomínios de casas modelo", bem como experiências estruturadas de customização de ambientes e seleção de uma enorme gama de opcionais, que vão desde fontes alternativas de geração de energia a elementos de decoração.

         Somado a isso, neste benchmarking também foi possível observar todo um viés de sustentabilidade por meio de ações práticas com resultados comprovados, utilizando a estratégia modular como agente catalisador de melhor performance energética e circularidade da construção. A título de exemplo, o itinerário desta missão contemplou uma aula e visita a casa protótipo na Universidade de Tóquio, dedicadas ao estudo de casas inteligentes e "zero energy". Como exemplo prático de circularidade, foi realizada a visita em uma planta dedicada a seleção e reprocessamento de resíduos, não só da construção, mas também da desmontagem de habitações ao final do seu ciclo de vida.

         Como já citado anteriormente, todo esse avanço tecnológico da construção modular japonesa foi amparado por uma forte estratégia de P&D, que também fez parte da programação desta missão, na forma de visita técnica ao imponente centro de P&D da Sekisui House, onde a empresa investe anualmente cerca de 5% de sua receita. Neste complexo atuam cerca de 70 pesquisadores em laboratórios dedicados a ciência de materiais e avaliação do desempenho de sistemas construtivos, com ênfase em desenvolvimentos de novas tecnologias que propiciam produtos de alta performance e confiabilidade de nível industrial.

        O Japão é sem dúvida um dos países que mais tem a ensinar sobre o desenvolvimento de mercado e tecnologia em construção modular e, sendo o Brasil predominantemente influenciado por sistemas, normas e processos de fabricação europeus e norte-americanos, foram muitas as inspirações e lições tiradas desta missão.

        Por fim, foi reconhecido pelos participantes que o networking e troca de experiências entre os membros da delegação da ABC Modular foi um fator de potencialização dos insights extraídos desta missão, visando sua aplicabilidade nos desafios e oportunidades do mercado brasileiro.

Junte-se à revolução modular! Torne-se um associado agora!

Seja um associado Veja mais